Neste fim de semana o jogador Fred se aposentou, uma das coisas que contribuiu para a sua decisão de encerrar a carreira foi a Diplopia.
Você sabe o que é isto?
A diplopia, também chamada de visão dupla, é uma condição clínica que faz a pessoa ver imagens em dobro. Esta condição pode comprometer um único olho, no caso do jogador ela acomete o olho esquerdo; ou os dois olhos.
Quais são os sintomas?
- Visão dupla – Principal sintoma, definidor da condição;
- Dificuldade de movimentar o olho acometido ou os olhos para alguma direção;
- Pupila dilatada e olho com a pálpebra fechada (podem indicar aneurisma).
O que causa a diplopia?
A causa mais comum é o estrabismo pois os olhos não olhem para a mesma direção ao mesmo tempo. Esta é uma condição que só ocorre em adultos, porque a visão já esta formada, e o cérebro não tem a capacidade de se adapatar e corrigir a diplopia.
Na criança, com estrabismo, o cérebro se adapta e aprende a eliminar a visão dupla, mas isso pode levar ao “olho preguiçoso” ou ambliopia que resulta em baixa visão.
Outras causas de diplopia:
Trauma na cabeça, que pode ocorrer por exemplo com jogadores de futebol ao cabecear a bola podem afetar um nervo ocular, causando um estrabismo súbito.
Doenças crônicas não transmissíveis como diabetes e hipertensão podem causar alterações microvasculares que afetam nervos ópticos e podem levar à diplopia.
Aneurisma cerebral – Caso grave, que precisa de hospitalização imediata. Normalmente, a diplopia é acompanhada por sintomas como pupilas dilatadas e pálpebra mais caída ou fechada (ptose).
Câncer na cabeça
Baixa visão
Idiopática – Quando não há causa determinada.
Como é o tratamento da diplopia?
É preciso tratar a causa, e por isso o tratamento muda de acordo com o que está provocando a diplopia.
O Hospital samcordis está a sua disposição para te ajudar a cuidar da sua saúde!